O trabalho ocupa uma parte importante da vida da pessoa e faz parte da identidade de um sujeito, contribuindo para ele sentir-se pertencente a algum local. O problema é que muitas vezes, por diversos motivos, algumas pessoas podem não obter satisfação no cargo de trabalho que ocupa.
Quando a satisfação em relação ao trabalho que executa não é atingida, algumas pessoas podem tentar buscar o prazer de sua vida em outros aspectos, como por exemplo, na comida. É verdade que alguns alimentos quando consumidos liberam no cérebro uma sensação de bem-estar, como por exemplo o chocolate. Comer uma porção de chocolate se lhe faz bem, não tem problema, o problema surge quando a pessoa come o pedaço de chocolate com o objetivo, muitas vezes, inconscientemente de camuflar um sentimento ruim em relação à alguma adversidade que está ocorrendo no momento presente, e então vai consumindo grandes porções de alimentos altamente calóricos com o objetivo de “esquecer” a frustração por exemplo, com o trabalho. O problema piora, porque além de ter ainda o problema do trabalho, a pessoa se cria um novo problema que pode ser o sobrepeso ou a obesidade que vem junto com a alteração de exames sanguíneos devido a falta de nutrientes em seu corpo que muitas vezes pode ser causada pela falta de qualidade alimentar e com outras consequências físicas, mentais, familiares e sociais.
O problema não é comer um pedaço de chocolate após um dia exaustivo, mas o problema é quando esse hábito se torna rotina provocando alteração de peso de forma abrupta e contribuindo para o impacto negativo da saúde mental e física do sujeito, contribuindo para algumas pessoas iniciarem até mesmo um transtorno alimentar.
Quando o estresse em alguma área da vida está grande demais, fazendo com que a vida do sujeito impacte de modo negativo, seria importante a pessoa buscar auxílio profissional para expor o que tanto a preocupa e buscar melhores alternativas para a solução de problemas de modo eficaz e assertivo. A terapia com psicólogo serve para auxiliar o sujeito a buscar o que lhe faz feliz e o que lhe motiva na vida, a fim de promover mais bem-estar em sua vida.