Obesidade é a acumulação excessiva de tecido adiposo no corpo humano, que gera consequências negativas na saúde. Uma pessoa pode ser classificada como obesa quando o seu IMC é superior a 30 kg/m2. Para tornar-se obeso, é preciso ter comportamentos que levam a este acúmulo que podem ser por fatores genéticos, hormonais, medicamentosos, procedimentos médicos entre outros.
A Psicologia atua com pacientes obesos com o objetivo de ajudá-los a entender as consequências deste excesso de peso, pensando em estratégias para eliminar estes comportamentos autodestrutivos que tanto trazem sofrimento. O diálogo tem o foco de entender o que está acontecendo por trás desta relação perturbada com a comida e pensar em formas para que o sujeito possa ter uma visão mais realista de sua fome e de sua forma física.
O comportamento que o sujeito tem em relação à alimentação, é o comportamento que o sujeito tem em relação a outros aspectos de sua vida, portanto a partir do momento que é fortalecida a autoestima do paciente, consequentemente a relação com a comida melhora, assim como a relação com outros aspectos de sua vida.