Pessoas bulímicas, têm compulsão por comer e após tomam medidas para evitar o ganho de peso que pode ser adquirido pela alta ingestão alimentar através de comportamentos como forçar vômitos, excesso de exercícios físicos ou jejum.
A bulimia caracteriza-se pela alta ingestão de alimentos de uma maneira muito rápida com a sensação de perda de controle diante de seu comportamento. Estes episódios são acompanhados por métodos compensatórios inadequados que podem levar ao óbito para obter o controle de peso.
A Psicologia intervém com o sentido de ajudar a paciente a retomar o controle de suas ações, mostrando o quanto este comportamento está prejudicando sua vida. A psicoterapia serve para ajudar a paciente a refletir sobre seu comportamento e pensar em estratégias para amenizar este sofrimento causado pela perda de controle em relação ao alimento. O psicólogo, por estar olhando de fora a situação, consegue ter uma visão mais assertiva em relação ao caso, possibilitando o apoio ao paciente de modo mais eficaz, com o objetivo de melhora de sintomas e prevenção de recaídas.